Até chegar aos pets, alimentos da Nutrire são exemplo de sustentabilidade

Até a chegada da ração de alta qualidade a cães e gatos, a Nutrire, especialista em nutrição pet, garante o compromisso com a sustentabilidade na produção. O protagonismo de medidas de preservação ambiental é destaque há pelo menos quatro anos, quando a empresa criou o projeto Greenlike, cujo selo estampa todas as embalagens das suas rações.

Desde a implantação do programa, a Nutrire estima ter contribuído para que quase 895 mil quilos de plástico deixassem de circular. A iniciativa também ajudou a preservar mais de 6,2 milhões de litros de água limpa.

As boas práticas são constantes na rotina produtiva. Toda a limpeza dos pátios e usos menos nobres de água na empresa, hoje, é garantida por um sistema de reuso completo. São duas cisternas, com capacidade de 40 mil litros, que captam a água da chuva. O efluente líquido gerado pela estação de tratamento da empresa (em torno de 3 metros cúbicos por dia) abastecem a limpeza de pisos e áreas da indústria. Desde 2014 a Nutrire tem o Certificado de Energia Renovável, via mercado livre de energia, com toda a matriz energética da empresa tendo origem hidrelétrica, eólica, biomassa ou solar.

O cuidado segue, também, com os resíduos gerados pela produção. A empresa é uma das pioneiras na Serra a enviar resíduos industriais para o coprocessamento, com blendagem e reaproveitamento energético, especialmente pela indústria cimenteira. Os números mostram que cerca de 3% dos resíduos da produção têm essa destinação. A prática teve início em 2014, e desde então, o encaminhamento de materiais ao coprocessamento aumentou em 66%.

“Nosso negócio está conectado à qualidade de vida e bem-estar, contexto no qual a responsabilidade socioambiental tem forte participação. Ao adotarmos uma postura sustentável, estamos estendendo esse compromisso para todos os elos de nossa atuação – da produção ao produto final”, explica Gerson Simonaggio.

 

Mais gestão ambiental

A Nutrire também é pioneira na implantação de um Plano de Gerenciamento de Resíduos, que inclui procedimentos para garantir a gestão da totalidade dos materiais gerados a partir da produção. Desde o ano passado, a empresa detalha a emissão de gases de efeito estufa nos seus processos industriais entre as plantas de Garibaldi, na Serra Gaúcha, e Poços de Caldas, em Minas Gerais. Esse estudo consta no primeiro inventário de gases de efeito estufa feito pela empresa, que considerou os dados de 2023. Atualmente, a segunda edição do documento está em andamento.

"Temos diversos desafios no caminho da produção ainda mais sustentável. Desde a aquisição de matérias primas com menor impacto ambiental, avaliação da cadeia de suprimentos mais responsável e a aplicação prática de diretrizes internacionais, em acordo com os princípios de ESG e da nossa cultura", explica Gerson Simonaggio. Entre as metas da empresa, fundada em 2001 em Garibaldi, está a implementação do ISO 14001, que trata da gestão ambiental na indústria e o entendimento de seus aspectos e impactos ambientais, permitindo traçar metas mais abrangentes para a gestão ambiental futura.

 

Sobre a Nutrire

Com mais de 20 anos de produção de nutrição para cães e gatos de alta qualidade, a Nutrire é detentora das marcas Monello, Birbo e Select. Além da sua matriz, em Garibaldi, a empresa também produz em Poços de Caldas. Atualmente, são 420 colaboradores entre as duas unidades. Em ambas as plantas industriais, além dos compromissos ambientais, a Nutrire mantém um forte compromisso social. Faz parte da Associação de Logística Reversa de Embalagens (Aslore), garantindo investimentos em cooperativas de catadores, além de ações de educação ambiental, para conscientizar sobre a separação e destinação de resíduos.

Do you have any ideas or experiences that could change the world?

Contact us and tell us your thoughts!

Contact us